06/05/2015

USP desenvolve programa que mede atuação de profissionais da saúde


Sistema Ekos traz informações de progresso de tratamentos em pacientes. Objetivo é ajudar o paciente na escolha do profissional mais adequado.


A Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) desenvolveu um sistema para web que mede a "eficiência" e descreve detalhadamente a atuação de diversos profissionais da área da saúde.

Conhecida como Ekos, a plataforma reúne, além de informações sobre os profissionais, progressos em tratamentos específicos com pacientes, como dados sobre evolução na perda de peso, redução da pressão arterial, ganho de força, entre outros.

O objetivo, segundo o docente e educador físico Carlos Roberto Bueno Júnior, idealizador do projeto, é oferecer aos pacientes o máximo de informações possível para auxiliá-los na escolha do profissional mais adequado para cada caso. "O que pretendemos com o sistema é criar um mecanismo mais objetivo em que o profissional vai ser escolhido com base nos resultados que ele alcança com seus pacientes", explica.

De acordo com Bueno Júnior, a plataforma também proporciona ao paciente a escolha de profissionais qualificados para o tratamento procurado. "Que elementos as pessoas geralmente utilizam para escolher um profissional? O preço pago pelo serviço, alguma indicação, as estratégias de publicidade e propaganda que eles utilizam. O problema é que às vezes esses elementos não geram a escolha do profissional mais eficiente. No Ekos, o trabalho do profissional é divulgado para mostrar que ele está preocupado com o aprimoramento constante da sua atuação", diz.

Gratuito
Semelhante a um banco de dados para os profissionais de saúde, o sistema desenvolvido pela USP tem acesso gratuito. Para fazer parte do Ekos, basta o profissional acessar a página da plataforma na internet, preencher o cadastro e anexar uma cópia da certidão de conclusão de curso. A partir daí, o profissional passa a divulgar as etapas de tratamento feitas com diversos pacientes, perante autorização prévia de cada um deles.

Para o nutricionista Hugo Comparotto, o programa valoriza o trabalho dos profissionais ao mesmo tempo que traz informações fiéis sobre diversos tipos de tratamento aos pacientes que fazem buscas pelo sistema. "É uma ferramenta para informar a população sobre a eficiência e eficácia do tratamento de cada profissional. É onde o profissional pode mostrar como ele está trabalhando e quais os resultados que ele têm obtido junto ao trabalho dele", afirma.

Fonte: G1.globo.com


voltar




.