04/05/2015

Morre na França segundo paciente a receber um coração artificial


Homem de 69 anos teve "colapso circulatório" e morreu no sábado. Aparelho é alternativa para quem não pode receber um transplante.


O segundo paciente na França a receber um coração artificial de última geração morreu oito meses após a cirurgia, informou a empresa de biotecnologia Carmat.

O homem, de 69 anos, que preferiu não se identificar, estava gravemente doente quando recebeu o coração experimental, visto como uma solução de longo prazo para pacientes com insuficiência cardíaca em fase terminal.

Carmat, a empresa que projetou o chamado coração artificial mais avançado do mundo, disse que o paciente deu entrada no hospital na sexta-feira (1º) com um "colapso circulatório".

Uma equipe médica percebeu que o coração não estava funcionando corretamente e transplantou um novo aparelho, mas o paciente morreu no sábado de complicações pós-operatórias.

Corações artificiais são usados há anos como uma correção temporária para pacientes com problemas cardíacos crônicos.

Apesar disso, a empresa Carmat espera descobrir uma solução de longo prazo para os milhares de pacientes que sofrem de doenças cardíacas - principal causa de morte em todo o mundo - e não estão aptos a receber um transplante.

O aparelho, implantado no tórax do paciente, é uma mistura de materiais sintéticos e tecido animal, e tem como objetivo imitar a forma e a função de um coração humano saudável.

Usa biomateriais leves para diminuir o risco de formação de coágulos sanguíneos e rejeição pelo sistema imunológico, e funciona com uma fita de baterias de lítio.

O primeiro teste do aparelho da Carmat, feito em um homem de 76 anos, terminou em 2 de março com a morte do paciente após dois meses e meio.

O segundo paciente disse em uma entrevista na mídia francesa há um mês que se "recuperou" a ponto de conseguir passear de bicicleta.

Cerca de 100 mil pessoas na Europa e nos Estados Unidos precisam de um transplante de coração, de acordo com a Carmat, mas apenas cerca de 4 mil corações são viáveis para transplante.

Os testes da empresa francesa abarcam quatro pessoas. Um terceiro paciente foi confirmado na semana passada como receptor de um coração artificial.

A primeira fase dos testes será considerada um sucesso caso os pacientes sobrevivam um mês após o transplante. A Carmat vai, então, começar a segunda fase dos testes clínicos com 20 pacientes.


Fonte: G1.globo.com


voltar




.